Textos de Rogério Santos, com reflexões e atualidade sobre indústrias culturais (imprensa, rádio, televisão, internet, cinema, videojogos, música, livros, centros comerciais) e criativas (museus, exposições, teatro, espetáculos). Na blogosfera desde 2002.
quarta-feira, 25 de março de 2009
O LIVRO DO FUTURO
Conforme noticiado antes, José Afonso Furtado, director da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian, falou hoje ao fim da tarde sobre As Novas Vidas do Livro, na Universidade Católica, uma organização do seu Centro de Estudos de Comunicação e Cultura.
Retiro algumas ideias, caso dos seis pontos da interacção tecnologias/mercados/tipos de conteúdo que acrescentam valor: 1) facilidade de acesso, 2) actualização rápida e sem custos elevados, 3) escala, isto é, capacidade de aceder à grande quantidade, 4) capacidade de pesquisa, 5) intertextualidade, e 6) multimedia. As tendências que detecta e em que está envolvido o livro do futuro são: 1) rede omnipresente, 2) desenvolvimentos tecnológicos, 3) passagem da economia do produto para a economia de serviços, 4) passagem da economia de compra e venda para a de licença, 5) modelos de pricing, 6) práticas sociais, e 7) ambiente de comércio electrónico.
[observação: além da qualidade amadora do vídeo, a captação de som foi prejudicada por ruído dentro da sala que não pude controlar]
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1 comentário:
Obrigado pelo vídeo! Era interessante ver a versão completa no google videos (por ex.)
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