domingo, 8 de março de 2009

RADIO CAROLINE

Em meados da década de 1960, houve uma extraordinária explosão da música pop inglesa, mas as únicas estações de rádio que as passavam estavam em navios "pirata", como a Radio Caroline. Agora, um filme, The Boat That Rocked, de Richard Curtis, traz as memórias desse tempo, onde se redefine a música, a moda e a juventude da época (Simon Garfield, The Observer de hoje). No Reino Unido, o filme estreia no dia 3 de Abril.


A Radio Caroline começou a emitir em Março de 1964 e encerrou no Verão de 1967, quando a legislação anti-barcos pirata se aplicou ao caso. O seu fundador foi Ronan O'Rahilly, um jovem empresário irlandês da música pop frustrado por não ver sucesso com as bandas de que era agente. Na altura, já havia estações de rádio a emitirem a partir de barcos na Holanda e na Escandinávia para audiências específicas, pelo que O'Rahilly julgou oportuno adaptar o movimento ao público jovem do Reino Unido.

Nos primeiros meses de emissão, bandas como os Beatles, Rolling Stones e Who tiveram um grande sucesso graças à emissora instalado num barco em águas internacionais. Isso representou um novo movimento na música, na moda e nos comportamentos da juventude inglesa. O top ten de Julho de 1964 (três meses após o lançamento da Radio Caroline) dá conta dessa explosão: 1º)The House of Rising Sun, the Animals, 2º) It's All Over Now, Rolling Stones, 3º) Hold Me, PJ Proby, 4º) Someone Someone, the Tremeloes, 5º) It's Over, Roy Orbison. A BBC, que emitia apenas algumas horas semanais de música pop, demorou a compreender o fenómeno.

O governo trabalhista de Harold Wilson foi lento a reagir à iniciativa ilegal de emissão de rádio a partir de barcos porque tinha uma maioria muito pequena no parlamento e não queria perder votos. Mas um deputado do partido Liberal, Jeremy Thorpe, desencadeou uma acção, considerando que as emissões de rádio podiam interferir nos sinais de emergência e confundir outros barcos em alto mar. A luta pelo encerramento da rádio Caroline começou a ser mais violenta em 1966.

O filme conta, entre outros, com os actores Bill Nighy, Kenneth Branagh e Emma Thompson. O DJ Johnnie Walker, um dos animadores da Radio Caroline, agora com 63 anos, funcionou como conselheiro do filme.

Sem comentários: