sábado, 4 de abril de 2009

O ANÚNCIO DO PÚBLICO

Talvez devesse haver indicação de anúncio no cimo das páginas 2 e 3 do jornal Público de hoje. É que é publicidade ao próprio jornal.


Talvez devesse também haver uma informação do jornal sobre o anúncio ou sobre a campanha (será que também se estendeu à televisão ou aos mupis?). É que seria útil perceber o porquê do anúncio. Lê-se neste:

Eu sou o Público
do papel para saber tudo,
da Net para saber já
e do telemóvel para saber onde quer que esteja.
O Público sou eu


Na página da esquerda ao fundo sobressaem três suportes da informação: jornal de papel, computador, telemóvel. Na página da direita, com imagem parcialmente desfocada, vê-se um indivíduo de sexo masculino, com óculos de aros de massa, barba curta, alguma falta de cabelo, mas de aparência jovem. A imagem deste é o perfil (ou estereótipo) de indivíduo urbano, leitor de informação e adepto de tecnologias electrónicas de informação, que abandonou o jornal em papel e migrou para o digital. Se ele quer saber informação sucinta, deve usar os media digitais, mas o papel dá-lhe mais informação. Certo, porque o papel ainda é meio mais portátil e legível que os media electrónicos. Errado, porque os textos em papel podem ser em tamanho mais pequeno que os da internet (dei um exemplo quando escrevi sobre o museu da rádio, aqui).

Aparentemente, a publicidade representa o novo posicionamento do jornal, reflectindo as mudanças de direcção anunciadas no mês passado e que procura ter igual peso nos vários suportes, uma medida ousada e que pretende ganhar leitores em suportes (digitais) para compensar a lenta perda de leitores em papel. Percebe-se isso na página da esquerda do anúncio. Mas isso significa, se olharmos para a página da direita, que apenas os jovens adultos masculinos são um público a conquistar? Ou vêm outros e diferentes anúncios? E a legenda do anúncio é uma citação? Onde estão as aspas no começo do texto?

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