Lembro-me do texto de David Bolter e Richard Grusin, Remediation. Understanding new media (2000) [ver minha mensagem aqui]. Uma das estratégias da remediação é a imediacia [imediacy] ou imediacia transparente, estilo de representação visual cujo objectivo é fazer esquecer ao espectador a presença do meio (tela, filme fotográfico, cinema) e acreditar que ele está na presença de objectos de representação. A mensagem SMS e o envio de imagens, nos novos telemóveis, são substituídas pelo uso das redes sociais que incorporam essas facilidades todas mas dentro de um sistema organizado externamente ao aparelho.
Outra característica dos aparelhos publicitados é a miniaturização do teclado. As letras já não aparecem por ordem alfabética mas seguindo a norma qwert dos teclados dos computadores. A segunda das estratégias da remediação é a hipermediacia [hypermediacy], estilo de representação visual cujo objectivo é lembrar ao espectador o meio que ele usa para ver. O telefone é uma função no meio de várias. Aqui temos o telemóvel que parece um computador. Ou a fusão dos aparelhos, produto procurado há diversos anos.


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