Enviar fives significa enviar mensagens ou fazer comentários na rede social hi5. Enviar "fives" do shopping quer dizer que o centro comercial é um espaço social onde os fãs do hi5 se encontram amiúdes vezes e onde enviam mensagens com frequência. O outro anúncio aponta para a rede social Facebook e para o metro, meio de transporte urbano existente em Lisboa e no Porto (o ideal da frase do anúncio seria "manda faces" ou "manda books", para se aproximar do outro; assim, dá um ar de maior solenidade ou seriedade ao Facebook, com "actualização do perfil"). Hi5, Facebook, centro comercial e metro são valores e espaços que apontam para uma faixa etária precisa, os jovens, a cujos consumos os novos aparelhos pretendem apelar, ainda por cima com um desconto no preço do aparelho (a terceira rede social dos anúncios é o Messenger, mas não descobri qualquer cartaz).
Lembro-me do texto de David Bolter e Richard Grusin, Remediation. Understanding new media (2000) [ver minha mensagem aqui]. Uma das estratégias da remediação é a imediacia [imediacy] ou imediacia transparente, estilo de representação visual cujo objectivo é fazer esquecer ao espectador a presença do meio (tela, filme fotográfico, cinema) e acreditar que ele está na presença de objectos de representação. A mensagem SMS e o envio de imagens, nos novos telemóveis, são substituídas pelo uso das redes sociais que incorporam essas facilidades todas mas dentro de um sistema organizado externamente ao aparelho.
Outra característica dos aparelhos publicitados é a miniaturização do teclado. As letras já não aparecem por ordem alfabética mas seguindo a norma qwert dos teclados dos computadores. A segunda das estratégias da remediação é a hipermediacia [hypermediacy], estilo de representação visual cujo objectivo é lembrar ao espectador o meio que ele usa para ver. O telefone é uma função no meio de várias. Aqui temos o telemóvel que parece um computador. Ou a fusão dos aparelhos, produto procurado há diversos anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário