Textos de Rogério Santos, com reflexões e atualidade sobre indústrias culturais (imprensa, rádio, televisão, internet, cinema, videojogos, música, livros, centros comerciais) e criativas (museus, exposições, teatro, espetáculos). Na blogosfera desde 2002.
segunda-feira, 13 de julho de 2009
LANÇAMENTO DO LIVRO DE ALBERTO PENA
Hoje, ao fim da tarde, foi lançado o livro de Alberto Pena, O que parece é, Salazar, Franco e a Propaganda Contra a Espanha Democrática, da editora Tinta da China. A apresentação, como já aqui indicara, pertenceu a Mário Mesquita e decorreu na Livraria Pó dos Livros, em Lisboa (na fotografia, da esquerda para a direita: Mário Mesquita, Alberto Pena e Inês Hugon. A capa e a composição pertencem a Vera Tavares.
O livro narra e analisa a colaboração entre o movimento fascista espanhol e a ditadura portuguesa de Oliveira Salazar. Alberto Pena, docente da Universidade de Vigo (Espanha), observa o modo como a rádio e o cinema portugueses apoiaram a causa de Franco. Aliás, o autor defende que a vitória do movimento do caudilho se deveu ao apoio de Salazar aquele e contra o governo republicano de Madrid.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário