sábado, 5 de dezembro de 2009

MUSEUS DA MADEIRA EM EXPOSIÇÃO

Obras de referência dos museus da Madeira. 500 anos de história de um arquipélago é o título da exposição patente na Galeria de Pintura do rei D. Luís I do Palácio da Ajuda, e que vai até ao dia 28 de Fevereiro de 2010.


O arquipélago já seria conhecido desde 1339 mas o descobrimento oficial data de 1418 (Porto Santo) e 1419 (Madeira). João Gonçalves Zarco, Tristão Vaz e Bartolomeu Perestrelo receberiam carta de doação das capitanias do Funchal, Machico e Porto Santo, respectivamente. Após a introdução de cereais, a cana de açúcar inaugurou um período de expansão e de comercialização, responsável pelo seu consumo generalizado no norte da Europa, com o porto de Antuérpia a desempenhar um papel primordial. Em troca, entraram obras de arte da Flandres, espólio esse que constitui uma parcela importante da presente exposição. Já no século XVII, a cultura do vinho viria substituir a plantação da cana de açúcar, entretanto deslocalizada para S. Tomé e Príncipe e Brasil. Os barcos ingleses transportavam o vinho quando se dirigiam para a Índia, passando o produto duas vezes pelos trópicos, o que envelhecia mais depressa o líquido, tornado um bem precioso na Inglaterra e, mais tarde, nos Estados Unidos.






Cenas religiosas em telas ou madeira (pintura e escultura), durante a transição da idade média para o renascimento e durante o barroca, cruzes, custódias e navetas de prata ou revestidas a ouro, telas com representações da ilha, mobiliário, frasqueiras e cofres e fotografia na parte final do século XIX ilustram outras fases das obras de arte dos museus madeirenses.

Sem comentários: