quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

TELEVISÃO NOS PAÍSES IBERO-AMERICANOS EM ANUÁRIO


Foi publicado recentemente o Anuário 2009 do Obitel (Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva), A ficção televisiva em países ibero-americanos: narrativas, formatos e publicidade, com coordenação de Maria Immacolata Vassalo de Lopes e Guillermo Orozco Gómez, em edição da GloboUniversidade, e com dados respeitantes a 2008.

Objecto de análise constituem oito países, a saber: Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, México, Portugal e Uruguai. De entre os propósitos metodológicos, o Obitel faz a monitorização dos programas de ficção de estreia em sinal aberto, a geração de dados comparativos, a identificação de fluxos plurais e bilaterais de géneros e formatos e a análise de tendências nas narrativas e conteúdos temáticos, trabalho produzido por investigadores ligados a universidades dos países que constituem o observatório, correspondendo a 44 estações de televisão de sinal aberto, públicas e privadas.

O formato mais produzido nos países do Obitel foi a telenovela, com um total de 80 títulos (nomeadamente Argentina, Espanha, Estados Unidos e México), ficando a série a seguir, com 71 títulos (nomeadamente Argentina, Chile, México e Portugal). Portugal teve a maior redução de estreias de telenovelas. A produção de ficção televisiva nos oito países analisados pelo Obitel é formada por capítulos e episódios de média duração, entre 30 e 60 minutos. Quanto a produção de longa duração, a produção nos Estados Unidos passou de 37 em 2006 para 761 em 2008 (em língua castelhana e nas cadeias de televisão Univision, Telefutura, Telemundo, Azteca América). A Globo, editora do livro, é a que tem mais concentração de títulos em termos de índice de audiência: sete telenovelas, dois quadros e uma série.

O relatório de Portugal é assinado por Isabel Ferin (Universidade de Coimbra) e Catarina Burnay (Universidade Católica) e reflecte 2008 como ano em que a ficção portuguesa dominou em todos os canais de sinal aberto, com especial incidência para a TVI (Televisão Independente) e que sucede à anterior hegemonia da Rede Globo. Os títulos mais vistos em 2008 foram Feitiço de amor, Flor do mar, A outra, Olhos nos olhos e Deixa-me amar, todos exibidos na TVI. As autoras do relatório sobre Portugal destacam ainda a visibilidade dada a actores e humoristas nacionais em espectáculos de entretenimento, como a gala do 15º aniversário da TVI e a gala da ficção nacional, no mesmo canal. Ferin e Burnay evidenciam ainda dois temas: a publicidade na ficção televisiva (product placement a produtos de beleza, bebidas, roupas e acessórios) e o merchandising social (inserção de pessoas portadoras de deficiências e discriminação racial e sexual).

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