segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

A ÚLTIMA COLUNA DO PROVEDOR DO PÚBLICO


Ontem, foi a última coluna do provedor do Público, Joaquim Vieira, com dois anos de mandato. Foi um provedor claro, incisivo, objectivo. Vou ficar com saudades das suas colunas.

Joaquim Vieira deixou cinco recomendações - aos jornalistas do Público. Respigo rapidamente as suas ideias: 1) pensar nos leitores antes de decidir a publicação de cada matéria, 2) dosear a agenda entre temas de interesse público e de interesse do público, 3) cumprir as regras da produção jornalística, atender ao rigor dos factos e respeitar a língua, 4) considerar também a fotografia como elemento de informação, 5) entender o Público como uma marca de informação englobando os diversos suportes existentes, o que significa que o papel é um deles e que a empresa do jornal deve apostar ainda mais no online, "pois aí reside o futuro. E não só: também noutros suportes digitais, já criados ou a criar".

A crónica tem, para além dos jornalistas, como destinatária a administração do projecto.

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