Interrupção

O blogue tem sido muito pouco atualizado. O trabalho de investigação e outros motivos obrigam a uma concentração de esforços num só sentido. Obrigado pela preferência manifestada desde 2003.

1.5.10

CONTRA A PIRATARIA DIGITAL

O MAPiNET (Movimento Cívico Anti Pirataria na Internet) teve um blogue activo entre Novembro de 2008 e Dezembro de 2009 e apresenta-se como associação com a missão de "promover a tomada de consciência dos cidadãos e organizações para a problemática da cópia ilegal de conteúdos digitais, através da Internet, e intervir pela preservação dos direitos de propriedade e exploração económica de obras compreendidas no direito de autor e nos direitos conexos, na defesa dos interesses dos seus membros e contribuindo para a valorização e reconhecimento da importância das obras culturais". Agora, afirma-se "grupo que agrega os principais representantes das indústrias culturais e dos artistas em Portugal" (Público online) e protesta contra a "declaração de Mariano Gago, em que o ministro afirma que «a pirataria tem sido desde sempre uma fonte de progresso e uma fonte de globalização»". Isto depois da associação que representa os clubes de vídeo indicar ir processar o Estado "pela sua inacção e complacência perante a pirataria na Internet" (Público online). Neste mesmo texto do jornal online, "A Associação de Comércio Audiovisual de Portugal (ACAPOR) emitiu um comunicado em que afirma que «as declarações feitas em Madrid pelo Ministro da Ciência e Tecnologia, Mariano Gago, dizendo que a pirataria é 'uma fonte de progresso', são a demonstração cabal de toda a política de interesses que minam a indústria criativa»".

Se o ministro disse o que as associações afirmam, ele não esteve bem. Pena que algumas das entidades  que surgem nestas notícias não actuem de forma permanente e não criem eventos para uma maior consciencialização cívica da questão.

Sem comentários: