Interrupção

O blogue tem sido muito pouco atualizado. O trabalho de investigação e outros motivos obrigam a uma concentração de esforços num só sentido. Obrigado pela preferência manifestada desde 2003.

12.10.10

MOVIMENTO CIDADES PELA RETOMA

"As cidades desempenham um papel nuclear no desenvolvimento do país, por aí concentrarem uma parte substancial da população, órgãos de poder, grupos e dinâmicas económico-sociais. A crise actual pode ser uma oportunidade para produzir um novo olhar sobre o papel das cidades na vida económica e social do país. Contudo, isso obriga a uma mobilização dos diversos agentes sociais, culturais e económicos e novas metodologias de planeamento com uma forte liderança pública. Este espaço pode ser uma oportunidade para discutir as políticas e os instrumentos de intervenção sobre as cidades em Portugal" (Cidades pela Retoma).

"Num momento de particular dificuldade financeira e económica do país, a campanha cívica 'Cidades pela Retoma' (Cidades pela Retoma) pretende sensibilizar os poderes públicos (nacionais e locais), os agentes económicos e sociais e os cidadãos para a pertinência e oportunidade de reflectir sobre o papel das cidades na retoma económica. Para tal, a campanha irá mobilizar os cidadãos, em particular os especialistas da temática das cidades (técnicos e cientístas), empresários, personalidades das artes, cultura e dos media e, ainda, individualidades que desempenhem cargos de responsabilidade política a participar num exercício de reflexão colectiva sobre o papel das cidades na actual fase de desenvolvimento do país, que vise identificar e avaliar os seus recursos com potencial para o desenvolvimento económico e social e ajudar a definir uma 'agenda local para a retoma'. A iniciativa vai ter o seu primeiro evento público nos próximos dias 20 e 21 de Outubro, no Clube Literário do Porto, organizado pela Associação de Cidadãos do Porto" (Cidades pela Retoma).


Sem comentários: