Interrupção

O blogue tem sido muito pouco atualizado. O trabalho de investigação e outros motivos obrigam a uma concentração de esforços num só sentido. Obrigado pela preferência manifestada desde 2003.

26.11.10

EXPOSIÇÃO AS ÁFRICAS DE PANCHO GUEDES

De 17 de Dezembro de 2010 a 8 de Março de 2011, estará patente a exposição As Áfricas de Pancho Guedes, no Mercado de Santa Clara, em Lisboa. Organizada pela Câmara Municipal de Lisboa/Gabinete Lisboa Encruzilhada de Mundos e comissariada por Alexandre Pomar e Rui Mateus Pereira, a exposição reúne cerca de 500 obras de arte africana da colecção do arquitecto português Amâncio (Pancho) Guedes, reunida ao longo da sua vida profissional em Moçambique e na África do Sul.

"Iniciada e desenvolvida a partir dos anos 50 e 60, nas décadas em que a maioria das independências africanas se afirmam, a colecção releva-nos aspectos das várias Áfricas que então e hoje ainda coexistem e se confrontam. Abarca a tradição e a mudança, a aculturação colonial e a diferença local, em especial com atenção às originalidades culturais alternativas à uniformização moderna. Na pluralidade dos seus objectos, a colecção põe também em questão as fronteiras entre os géneros estabelecidos, da chamada arte tribal (que já foi arte primitiva e a que alguns chamam agora artes primeiras) às criações dos amadores e artistas outsiders. Com destaque especial para um grande núcleo formado pelas obras iniciais de Malangatana".

Sem comentários: