Interrupção

O blogue tem sido muito pouco atualizado. O trabalho de investigação e outros motivos obrigam a uma concentração de esforços num só sentido. Obrigado pela preferência manifestada desde 2003.

12.11.10

SOBRE A RÁDIO DIGITAL

Hoje de manhã, organizado pelo Gabinete dos Meios de Comunicação Social (GMCS), decorreu uma reunião com o título Radiodifusão Sonora Digital Terrestre: que futuro?, contando com a presença de administradores e dirigentes dos principais grupos de rádios de nível nacional, regulador das comunicações, associação do sector e outros agentes. Teve duas partes, cada uma com uma apresentação e posterior discussão.

Os documentos emanados da União Europeia, através da UER-EBU, apontam a tecnologia do DAB (ou DAB+ ou DMB) como aquela que vai permitir a digitalização da distribuição do sinal da rádio, substituindo o FM. Da apresentação inicial, percebeu-se que há países mais desenvolvidos (Reino Unido e Alemanha, mas também a Dinamarca), outros a fazerem experiências (França) e outros com reservas (caso de Portugal). Uma conclusão saída da reunião aponta para, face a pedidos de prorrogação de prazos, a manutenção do FM para além do calendário inicialmente previsto, com um switchoff mais lento para a digitalização. Outra conclusão indica a necessidade de cooperação entre estação públicas e privadas na defesa comum da rádio digital. Novo modelo de negócio devido às diversas plataformas, direitos de autor, viragem cultural, estabilidade tecnológica, decisão política, partilha de infra-estruturas, produção de conteúdos pelas diversas plataformas e evolução multimedia foram questões igualmente tratadas.

Sem comentários: