domingo, 12 de dezembro de 2010

ANIVERSÁRIO DOS HIPERMERCADOS

"No dia 10 de Dezembro de 1985, a tempo das compras de Natal, surgiu o primeiro hipermercado em Portugal, com a inauguração do Continente de Matosinhos. Foi o início de uma revolução no sector" (Público).

A adesão formal à CEE (actual União Europeia) dar-se-ia dias depois, enquanto se assistia à abertura de centros comerciais como o Amoreiras (Lisboa) e se projectava o alargamento da rede de auto-estradas. A implantação de hipermercados e de centros comerciais junto a auto-estradas, à entrada ou saída das cidades, trouxe grandes mudanças no tecido das empresas e lojas localizadas nos centros históricos. Ainda hoje, muitas lojas das ruas estão à procura de soluções comerciais, ultrapassadas em métodos de exposição, gestão e associação em espaços geográficos.

Mais tarde, seguir-se-iam a liberalização das telecomunicações e dos media (privatização das empresas públicas das telecomunicações e abertura legislativa a canais comerciais na televisão). Os investimentos privados e o aumento do consumo trouxeram uma nova face a Portugal, com o país a parecer aproximar-se dos indicadores europeus.

Sem comentários: