Pergunta Robert Picard porque estão as organizações noticiosas a mudar e como pode a indústria criar valor numa altura em que os preços baixam. O autor coloca a tónica nas mudanças dos mercados, o que tem levado a profundas alterações nos modelos de negócio dos media. Algumas das transformações têm origem nas tecnologias, como a televisão, num dado momento, e a internet, mais próxima do nosso tempo.
Apesar de haver um número grande de consumidores que preferem o entretenimento às notícias, que se satisfazem com notícias curtas e ligeiras, o jornalismo e as empresas de media são elementos fulcrais da nossa sociedade. Picard fala, então, da necessidade de criação de valor nos media e do confronto entre jornalismo e valor de consumo, entre os conceitos de cidadão e de consumidor.
Até recentemente director do Media Management and Transformation Centre da Jönköping University (Suécia), Robert Picard é agora director de pesquisa no Reuters Institute da Universidade de Oxford (Reino Unido). É autor de 23 livros, o último dos quais (o que aqui faço referência) terá tradução para português dentro de um mês.
Leitura: Robert Picard (2010).Value creation and the future of news organizations. Why and how journalism must change to remain relevant in the twenty-first century. Lisboa e Porto: Media XXI, 152 páginas
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