segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

RUI SOUSA E O MUNDO DAS MARIONETAS

A mensagem Marionetas da Feira é aquela que teve maior número de visitantes nos últimos dois anos do blogue. Escrito a 15 de Janeiro de 2009, o texto começa do seguinte modo: "Não conheço directamente as Marionetas da Feira, mas sei que houve um espectáculo no passado dia 9, na Tertúlia Castelense, e que Rui Sousa, o seu director, vai estar no dia 18, pelas 11:30, na FNAC do Mar Shopping (Matosinhos), na construção de uma marioneta de manipulação directa, utilizando fita-cola crepe, papel de jornal e um pano colorido à escolha de cada formando". Seguia de perto a informação que me haviam endereçado por essa ocasião e que achei pertinente inserir no Indústrias.

Contudo, dois links ali colocados já não funcionam: o do sítio e o do vídeo, áreas de autor que não controlo. Por qualquer razão, o autor dos links desligou-os. Isso ilustra a fragilidade do mundo dos hiperlinks, pela sua interdependência.

Mas Rui Sousa e o seu teatro continuam activos, como se verifica no sítio Rui Sousa - Teatro e Oficinas de Marionetas. Lê-se: "Rui Sousa começou a sua viagem pelo mundo mágico das marionetas em 2000 nas oficinas do Festival Internacional de Marionetas de Ovar. Aí produziu o seu primeiro espectáculo "Brainstorming" tendo estreia nesse mesmo festival. [...] Completou o curso superior de artes da ESAD em 1995 e desde então tem traçado um percurso ao encontro da arte. Frequentou várias formações para expandir o seu domínio de técnicas e novos materiais. Para além do trabalho de actor e manipulador, Rui Sousa é também produtor de espectáculos, construtor de marionetas e cenógrafo. Desenvolve também oficinas de construção de marionetas com jornais, outros materiais usados e resíduos".

Links: www.myspace.com/ruisousa1975, http://www.aolharproboneco.blogspot.com/, http://www.youtube.com/watch?v=Vxmlcwa8qKE&feature=player_embedded.

Sem comentários: