terça-feira, 25 de janeiro de 2011

ESTATÍSTICAS DE MEDIA E COMUNICAÇÕES

A Sampler of International Media and Communication Statistics 2010 é uma compilação de Sara Leckner e Ulrika Facht, editada pela Nordicom. O objectivo do longo e interessante relatório é apresentar e reflectir sobre dados comparativos de vários países, em domínios como a televisão, a internet, as telecomunicações, a rádio e os jornais. Diz o texto de introdução: "Nós precisamos de criar plataformas para atingir objectivos de colaboração a níveis regional, nacional e internacional a médio prazo. Precisamos de estudos comparativos de modo a ter conhecimento em assuntos de real importância. Precisamos de desenvolver ferramentas analíticas que possibilitem análises comparativas nas culturas mediáticas" [indústrias culturais].

A Nordicom monitoriza as tendências dos sectores dos media nos países nórdicos: Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia e compila estatísticas sobre os media e fornece dados às empresas de media e aos reguladores de media e telecomunicações daqueles países. Ao mesmo tempo, fornece perspectivas sobre o que se passa fora daquela região, procurando alcançar uma posição de observação a nível mundial, dada a rápida evolução das tecnologias, dos usos e dos consumos.

Sem comentários: