Interrupção

O blogue tem sido muito pouco atualizado. O trabalho de investigação e outros motivos obrigam a uma concentração de esforços num só sentido. Obrigado pela preferência manifestada desde 2003.

12.10.11

APENAS 3% DOS PORTUGUESES SEM TELEVISÃO POR SUBSCRIÇÃO TEM EQUIPAMENTO DE TDT

Um estudo realizado pela Universidade Lusófona e agora divulgado indica que apenas 3% dos portugueses sem televisão por subscrição tem um equipamento de TDT (Televisão Digital Terrestre) a somente três meses do início do apagão da televisão analógica.

Os principais dados do estudo agora revelado indicam que 38,3% dos inquiridos não possuem televisão paga em casa, 92,4% dos inquiridos sem televisão paga afirmaram receber televisão analógica, via antena tradicional, 3% dos inquiridos sem televisão paga afirmaram receber televisão digital terrestre (TDT), 62% dos inquiridos sem televisão por subscrição desconhecem que em 2012 está previsto o desligamento do sinal de televisão analógica terrestre, 43,9% dos inquiridos sem televisão paga afirmaram que o seu televisor não é compatível com a TDT e 41,5% responderam não saber se é compatível.

Já 55,4% dos inquiridos sem televisão paga responderam não saber o que fazer para ter TDT, 46,4% dos inquiridos sem televisão por subscrição e com televisão analógica terrestre não sabem ou não responderam se pensam adquirir equipamentos ou serviços de televisão digital nos próximos 12 meses, 37,2% dos inquiridos sem televisão paga e com televisão analógica terrestre responderam que pensam adquirir um televisor ou caixa descodificadora só quando for obrigatório, 39,3% dos inquiridos sem televisão paga e com televisão analógica terrestre responderam que o principal motivo para ter TDT é porque o sinal analógico de televisão vai ser desligado em breve.

O trabalho de campo desta investigação (terceiro inquérito de um projecto liderado por Manuel José Damásio como investigador principal e Célia Quico como coordenadora) decorreu de 16 a 27 de Setembro de 2011, junto de uma amostra representativa da população portuguesa com mais de 18 anos, constituída por 1207 inquiridos. Ver mais dados aqui.

Sem comentários: