Interrupção

O blogue tem sido muito pouco atualizado. O trabalho de investigação e outros motivos obrigam a uma concentração de esforços num só sentido. Obrigado pela preferência mantida desde 2003.

18.2.14

Biblioteca particular de Ciências de Comunicação - Acervo de Nelson Traquina

Segundo um texto hoje divulgado pelo CIMJ (Centro de Investigação Media e Jornalismo), com sede em Lisboa, está disponível naquele centro a biblioteca de Nelson Traquina, professor catedrático de jornalismo na Universidade Nova de Lisboa.

Para a presidente do CIMJ, Estrela Serrano, "A relevância desta Biblioteca resulta do facto de incluir obras de difícil acesso fora de Portugal, uma vez que a maioria, em língua inglesa, não é conhecida dos jovens investigadores portugueses ou está esgotada. A Biblioteca é particularmente útil para investigadores e docentes que desejam aprofundar os estudos sobre os média e o jornalismo nas suas diversas vertentes, permitindo-lhes familiarizarem-se com os grandes clássicos da história e das teorias do jornalismo, em particular do jornalismo norte-americano, berço de correntes como o jornalismo cívico e de conceitos que influenciaram de maneira indelével o jornalismo português e europeu. Foi a partir do acervo da Biblioteca de Nelson Traquina e da tradução de alguns artigos de revistas científicas nela incluídas, na altura pouco conhecidas em Portugal, que se fundamentou teoricamente entre nós o ensino do jornalismo, na primeira licenciatura em Ciências da Comunicação, na FCSH/UNL".

Sem comentários: