quinta-feira, 20 de março de 2014

Oficina de História e Imagem

Oficina de História e Imagem, 27 de Março de 2014 (quinta-feira), Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Torre A, piso 3, sala 313. Av. Berna, 26-C, Lisboa. 16h-18h

Filmar o país no Verão de 1970: os filmes do arquivo de filme científico de Gottingen. Catarina Alves Costa, comentário de José Neves.

"O arquivo de filmes do Centro de Estudos de Etnologia constitui-se como um conjunto de registos visuais que acompanhavam de modo não sistemático e aleatório incursões ao terreno, pesquisas comparativas e extensas, ou recolhas de objetos feitas pelos etnólogos. No entanto, o conjunto de filmes feitos em colaboração com os alemães que vieram, em missão de urgência, filmar o país no Verão de 1970, apesar de refletirem as mesmas temáticas e a mesma abordagem, seriam rodados numa campanha intensiva, organizada previamente. Em vinte dias, durante o Verão de 1970, Benjamim Pereira e Ernesto Veiga Oliveira organizaram e acompanharam intensamente a rodagem de 14 documentários - em película de cor e som síncrono - que decorreram em Trás-os-Montes, do Barroso à Serra Minhota, no Litoral, Beira e Alentejo" [texto da organização].

Organização: Oficina de História e Imagem/Instituto de História Contemporânea (Grupo de investigação "Cultura, identidades e poder"). Contacto: oficinahistoriaeimagem@gmail.com.

Sem comentários: