terça-feira, 24 de julho de 2018

Um blogue - de 17 de março de 2003 a 24 de julho de 2018

O projeto do blogue Indústrias Culturais começou em 17 de março de 2003, há mais de quinze anos. Agora, chegou a altura de o encerrar. O cansaço de pesquisar e de fornecer informação, quase diária ao longo de muito tempo, e a necessidade de me concentrar numa tarefa específica - a rádio, como tem transparecido nos anos mais recentes - são duas razões que justificam esta decisão.

Nunca pensei em seguir o exemplo de Aby Warburg, que dedicou a sua vida à criação de biblioteca como memória coletiva europeia assumindo a cultura da antiguidade pagã, conforme António Guerreiro, crítico de literatura, mostrou em conferência sobre Warburg, a 13 de dezembro de 2007, e cujo vídeo recupero aqui. Também nunca julguei tornar o blogue Indústrias Culturais uma espécie de wikipedia dedicada a assuntos de cultura e das indústrias relacionadas com ela, mais o jornalismo e os media. A sua linha foi-se construindo ao longo do tempo, com muita dedicação e procura.

Quero agradecer a todos os leitores que o leram e deram contributos para uma maior compreensão dos temas que fui tratando.

   

Sem comentários: