quarta-feira, 9 de março de 2022

Bernardino Pires

Texto da editora In-Libris, assinado por Paulo Gaspar Ferreira:

A In-Libris apresenta, agora, esta exposição que tornará pública a obra de Bernardino Pires (1901-1977). Falamos aqui de um notável fotógrafo quase desconhecido e autor de um magnífico retrato da Cidade do Porto dos anos 50 / 60 do século XX.
Este acervo, na sua quase totalidade inédito ou minimamente divulgado, compõe-se de imagens de pendor marcadamente neorrealista que revelam a cidade social, urbana e etnográfica através de um olhar inusitado com recurso a enquadramentos e luminosidades de grande invulgaridade na sua época.
Pretendem os herdeiros do fotógrafo e a editora In-Libris divulgar e fomentar o estudo deste espólio composto por mais de 10 000 matrizes fotográficas a cores e a preto e branco de suporte negativo e diapositivo em formatos de 6x6, 6x9 e 35 mm. Justifica este propósito o facto de a obra do fotógrafo nunca ter sido muito divulgada, tendo entrado num limbo de esquecimento até aos dias de hoje. A excelência do seu trabalho, a notável criatividade e o arrojo com que abordava as imagens que compunha, exigem a sua publicação. Elas servem não só uma importante perspectiva documental mas, acima de tudo, revelam uma inovadora postura estética principalmente se atendermos à época em que as imagens foram captadas
É, sem dúvida, a Cidade do Porto o palco que Bernardino Pires escolhe para o desenvolvimento do seu trabalho. O rio douro, as pontes, os comboios, o trabalho, as crianças e os velhos, a cidade noturna, são o alvo que os olhos do fotógrafo procuram. Trata com especial curiosidade a Zona Histórica da cidade classificada como Património Mundial pela Unesco.
O processo de edição de imagem, muito utilizado na época, passava pela manipulação dos próprios negativos, muitas vezes com recurso a marcações indeléveis riscando para reenquadrar, pintando para mascarar ou colando elementos sobrepostos na própria matriz. A manutenção destes elementos é opção do editor, no sentido de partilhar também o caminho criativo que as imagens seguiram após o momento da captação.
O facto de o trabalho de Bernardino Pires ser, hoje, quase completamente ignorado tanto publicamente como pelos diversos estudiosos da história e da estética fotográfica portuguesa exige a sua publicação. Nesse sentido torna-se, por razões de conservação e segurança, urgente a sua digitalização com o objetivo de criar um banco de imagens digital que permita a sua manipulação e estudo.


Pretende-se com este processo, disponibilizar este acervo para futuras edições de livros e projetos de investigação oriundos de diversas áreas como a história da fotografia portuguesa, a sociologia, a antropologia, a etnografia ou a história urbana da cidade do Porto.
A qualidade artística e documental do acervo Bernardino Pires justifica, por si só, a responsabilidade de o divulgar. Dispõe-se a In-Libris, no seguimento de outras iniciativas editoriais na área da publicação de fotografia portuguesa, dar corpo a este projeto assumindo o papel de editora de mais um tesouro escondido.
Num país onde a matéria de índole cultural revela cada vez mais dificuldade em ganhar espaço junto da sensibilidade dos atores do palco da comunicação social, torna-se importante sua a cumplicidade no âmbito da divulgação deste evento.






Sem comentários: