segunda-feira, 9 de fevereiro de 2004

Defendida tese de mestrado sobre rádio

Nelson Ribeiro, professor da Universidade Católica Portuguesa e director da estação Mega FM, defendeu hoje de manhã uma tese sobre a rádio, intitulada "A Emissora Nacional como instrumento de propaganda do Estado Novo, 1933-1945". Ele balizou estas duas datas, porque a primeira foi a do arranque das emissões experimentais da estação e a segunda foi a do ano de viragem das estratégias de programação.

Na sua tese, bem alicersada em termos documentais e históricos, o novo mestre ancorou-se em três períodos distintos entre 1933 e 1945. O primeiro, de 1933 a 1935, que designou por período experimental e de luta pelo controlo político da estação, Ribeiro considerou elementos principais a prioridade dada à técnica em detrimento da artística, a formação das primeiras orquestras, a tentativa do Secretariado de Propaganda Nacional (SPN) de controlar a estação e o interesse de Fernando Homem Christo em criar um serviço político na estação do Estado.

O segundo período, segundo o autor, seria o do consulado de Henrique Galvão (1935-1940). Aqui, a gestão orientou-se para o início das emissões regulares em onda média, a preocupação com as emissões para as colónias, a reestruturação artística, a orientação política assegurada pela selecção de temas e palestrantes, a transmissão dos momentos marcantes da vida do regime, a defesa do ideário do Estado Novo e a propaganda da neutralidade do governo português durante a Guerra Civil de Espanha e durante a II Guerra Mundial.

Finalmente, o terceiro período, entre 1941 e 1945, foi designado por entrada de António Ferro, com a integração da Emissora Nacional na "política do espírito" do responsável do SPN. Além disso, valorizou o conteúdo em detrimento da técnica, relevou a história e as tradições no espaço das palestras e a rádio como o reviver da tradição.

Como conclusões, Nelson Ribeiro destacou que o regime político de Portugal não investiu tanto nas emissões para as colónias como outros Estados (lembrou a França e o Reino Unido), o Estado Novo não utilizou a rádio como meio de mobilização de massas, ao invés de outros países (Alemanha, por exemplo), mas a Emissora Nacional desempenhou um papel crucial na difusão do ideário salazarista.

A tese de Nelson Ribeiro foi apresentada na Universidade Católica Portuguesa. O júri classificou a prova com Muito Bom.

Sem comentários: