sexta-feira, 2 de julho de 2004

PETIÇÃO ON-LINE SOBRE O MUSEU DA RÁDIO

Foram recolhidas 115 assinaturas da petição a protestar contra a transferência do Museu da Rádio para o Museu das Comunicações, segundo se lia na edição em papel do Público de 30 de Junho. O trabalho foi liderado por António Silva, do blogue A Minha Rádio, que pede, caso não haja outra solução, para não ser destruído material redundante (repetido) mas disponibilizado para os centros regionais da RTP. Entretanto, o mesmo blogue, em texto do mesmo dia 30 de Junho, assinalava uma posição do Clube B.C. e R.A. "Os Amigos" sobre o mesmo assunto, numa carta dirigida ao ministro da Presidência.

INQUÉRITOS SOBRE BLOGUES

Anteontem, o blogue Jornalismo e Comunicação anunciava a existência de um inquérito promovido por uma aluna finalista da licenciatura de Sociologia da Universidade dos Açores. Ontem, foi a vez de José Luis Orihuela, no seu Bitacoras.org (dica de Ponto Media), informar que está a preparar um inquérito sobre blogues para uma disciplina que irá dar em breve numa universidade da Comunidade Valenciana (Espanha). Propõe-se, para além da caracterização do bloguista, estudar o desenho do interface do blogue, o conteúdo editorial, a antiguidade e a frequência de colocação de posts, as ligações, os blogues preferidos, os comentários e debates, e a análise de audiência. Parece-me um bom ponto de partida.

SONDA DE INFORMAÇÃO

Duas entidades, a Central de Informação e a Meios & Publicidade, vão lançar agora uma sonda destinada a auscultar a opinião dos profissionais dos media. A sonda terá um painel fixo de mais de 100 jornalistas (editores, chefes de redacção e directores de media), para dar a conhecer a opinião de quem decide nos media em Portugal. Os resultados serão publicados no sítio da Central de Informação (www.centraldeinformação.pt) e no jornal Meios & Publicidade.

A Central de Informação nasceu em Março último. Através de área reservada a jornalistas, o sítio da Central disponibiliza conteúdos aos jornalistas (notícia da Meios & Publicidade).

Sem comentários: