sexta-feira, 13 de agosto de 2004

FÓRUM BARCELONA 2004

O Fórum Barcelona, que decorre de 29 de Maio a 26 de Setembro (141 dias), é um amplo espaço onde se acolhem ideias como diversidade cultural, desenvolvimento sustentável e condições de paz. É ainda o terreno para o comércio justo, a luta das mulheres, a reciclagem e a utopia.

forum2.JPGforum.JPG

Espectáculos, exposições, conferências e congressos fazem parte deste acontecimento internacional, que, para os organizadores, torna Barcelona a plataforma ideal para celebrar um Fórum Universal das Culturas, "a meio caminho entre o passeio tranquilo pela rua do bairro e a vibração cosmopolita dos seus habitantes" (do catálogo).

Barcelona_Forum.JPGHá dois edifícios marcantes, o Edifício Fórum, projectado pelos suíços Herzog e De Meuron, de forma triangular e uma cor exterior em azul berrante, com um auditório para 3200 lugares, e o Centro de Convenções, desenhado por José Luis Mateo, com uma capacidade máxima de 15 mil lugares, e que o torna o espaço maior no género do sul da Europa. Fazendo lembrar a Expo'98, esta feira tem também estruturas assumidamente efémeras, com informação montada em tendas com imagens em painéis.

Barcelona_Forum1.JPGEm texto editado no Expresso de 7 de Agosto, Alexandre Pomar referencia algumas críticas locais sobre o modo como se construiu esta cidade cultural. Em causa, "o álibi cultural para a especulação imobiliária, a transformação de Barcelona numa cidade de turismo, ócio e serviços, a subordinação aos interesses das indústrias do entretenimento e da cultura". Na realidade, toda a longa avenida Diagonal, que intersecta a parte mais antiga da cidade e esta zona requalificada de dois quilómetros do litoral norte, está dotada de edifícios gigantescos e zonas de habitação de luxo, muito perto das praias artificiais criadas em 1992.

Sem comentários: