182 ANOS DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Parabéns pela declaração junto ao rio Ipiranga, em 7 de Setembro de 1822, que tornaria o Brasil independente de Portugal. Nascia uma nova relação, mais amigável e, sobretudo, equilibrada.
Retiro do sítio educaterra.terra.com.br um excerto que explica o contexto: "Dois episódios históricos muito próximos, o Dia do Fico e o Grito do Ipiranga, distantes apenas dez meses um do outro, ocorridos no ano de 1822, um em janeiro o outro em setembro, marcaram simbolicamente a emancipação brasileira do domínio lusitano, encerrando 322 anos de colonização portuguesa na América. A presença da família real dos Bragança no Brasil, desde 1808, e a permanência do herdeiro do trono depois da volta de dom João VI para Lisboa, em 1821, terminaram por amortecer um movimento separatista violento e desagregador como ocorreu no restante do continente. Isto permitiu que apenas com dois gritos, o do Fico, mais baixo, e o do Ipiranga, mais sonoro, o Brasil atingisse a tão desejada autonomia sem os tormentos de uma guerra de independência prolongada e sangrenta e sem ver-se dividido em dezenas de republiquetas".
Agora, de manhã cedo, enquanto escrevo esta mensagem, a Antena 2 (música clássica) passa música daquele lado do Atlântico. Por exemplo, ouço Heitor Villa-Lobos (1887-1959), num dos seus chorinhos.
Sem comentários:
Enviar um comentário