sexta-feira, 29 de outubro de 2004

BZKMAG - UMA REVISTA ONLINE DEDICADA À FOTOGRAFIA

Aí está o número 1 do Inverno de 2004 da revista electrónica BZKmag. Pergunta-se no editorial: "O que leva um grupo de pessoas a editar uma revista online sobre fotografia"? Neste mesmo texto, e mais à frente, lê-se: "De uma forma simplista podemos dividir o panorama editorial das revistas de fotografia em três segmentos: (i) gallery-oriented, isto é, revistas que divulgam trabalhos que se podem classificar como vanguarda da fotografia (whatever it means...) e que normalmente estão associados a museus e galerias de arte contemporânea, (ii) passionated-oriented, ou seja, revistas que divulgam a fotografia de uma forma séria para aqueles que se interessam seriamente pelo assunto, mas que não se enquadram completamente na categoria i) e (iii) gadget-oriented, aquelas revistas dirigidas às massas, onde os meios são mais importantes que os resultados. BZKmag insere-se na categoria (ii)".

BZKMAG.JPGE continuam: "Assim, a linha editorial da BZKmag é muito simples: vamos divulgar fotografia que nos emociona. E reflectir sobre essas emoções. Isto resultará em números onde se misturam fotógrafos e trabalhos conhecidos com outros completamente enterrados no anonimato. Onde se abordam temas populares com reflexões mais informadas".

O presente número - e continuo a citar - "é dedicado ao Documentário em fotografia. Consideramos aqui o conceito de documentário de uma forma suficientemente lata para abordarmos o trabalho documental de fundo, o fotojornalismo ou a visão íntima e subjectiva de uma realidade".

A BZKmag é editada, coordenada e publicada pelo BZKgroup. Os seus membros são António Lucas Soares, António Vieira, Bruno Espadana, Luis Farrolas e Mário Filipe Pires, com agradecimentos a Jörg Colberg e Don Brice pela colaboração.

Desejo uma longa vida à BZKmag!

Sem comentários: