segunda-feira, 18 de outubro de 2004

EDIÇÃO DEZ MIL DO EL PAIS E TELELIXO

elpais3.JPGVem hoje na capa do jornal madrileno: suplemento especial do jornal nº 10000. Com 294 páginas sobre os 28 anos do jornal. Mas o exemplar que eu comprei não o traz. Já não é a primeira vez que suplementos ou produtos associados ao jornal (uma recente edição de um CD) não chegam a Portugal. Na última página do jornal vem indicado o preço para Portugal: €1,30 durante a semana, €2,30 ao domingo. Já fiz a reclamação por email para o jornal. Vamos ver a resposta.

Telelixo

Afinal, a Tele 5 aceitou o repto do Governo espanhol (depois da multa de semana e meia atrás e da entrevista de Zapatero de ontem ao El Pais). Escreve o El Pais que a Tele 5 resolveu impor 21 medidas internas para controlar o telelixo.
elpais4.JPG

As regras abrangem aspectos básicos como diferenciar notícia e rumor, favorecer o direito de resposta e preservar o anonimato dos menores, durante o horário de protecção infantil (6:00 às 22:00). O conselheiro delegado do canal televisivo, o italiano Paolo Vasile, considera que o código não implica uma mudança no modelo da televisão, dado que as regras não dizem respeito à linha editorial da cadeia de televisão mas a uma linha jurídica, apesar de reconhecer que "subiu a temperatura de alguns programas e cremos que é o momento de parar para reflectir". Intimidade, honra e imagem são alguns dos pontos que o canal estuda em termos de adequação à nova realidade. Em fundo, a deriva de programas como Big Brother e Aquí hay tomate levou o Governo a procurar controlar a situação quanto a conteúdos menos recomendáveis para crianças e adolescentes.

1 comentário:

Anónimo disse...

Rogério, o meu também não trazia nada!
Depois diga-me qualquer coisa, se lhe responderam...
obrigado
joão paulo meneses