quinta-feira, 25 de novembro de 2004

News Corporation

No sítio da News Corporation, lê-se que se trata da "única companhia integrada verticalmente a uma escala global, envolvida na produção e distribuição de filmes, televisão, televisão por satélite, revistas, jornais, livros e outros activos". Escreve-se ainda: "criação e distribuição de notícias, desporto e entretenimento de alta qualidade em todo o mundo".

Tendo como base um jornal na Austrália, Rupert Murdoch (nascido em 1931) comprou o Sun em 1969 e, de um jornal que vendia abaixo de um milhão de cópias, fê-lo subir até aos quatro milhões. A fórmula era uma mulher seminua na página três, reportagens sensacionalistas e populismo.

Já em 1981, ele comprou a editora Times, que incluía os jornais Times e Sunday Times. Parecia estranho ter este pacote com o Sun e o seu jornal dominical, o News of the World. A compra dos jornais da Times deveria ser analisada pela Comissão de Monopólios, dada a possibilidade de haver posição dominante no conjunto de jornais do país, mas isso não foi feito.
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Julga-se que por influência da primeira-ministra de então, Margareth Thatcher, apoiada pelos jornais do próprio Rupert Murdoch. Os jornais ingleses deste atingiam a classe média e a classe média baixa (trabalhadores), mas também muitos políticos e os capitães da indústria (pessoas ligadas às actividades económicas e que tinham muita influência).

Nos últimos 20 anos, os jornais de Murdoch têm atacado o serviço público (BBC). Foi o caso de, em 2000, criticarem a possibilidade da BBC gastar dinheiro com a televisão digital. A razão desta antipatia de Murdoch para com a BBC prende-se com o facto desta empresa pública ter 40% do capital da BSkyB, a empresa de televisão de satélite que concorria com a News Corporation. Contudo, mais recentemente, devido ao fracasso comercial da mesma televisão digital, as duas arqui-rivais associar-se-iam.

No começo dos anos de 1980, como os operadores de cabo precisavam de capitais, Murdoch voltou-se para a comunicação por satélite. A Sky Television começaria a operar em 1981, investindo Murdoch em 1983. Mas a televisão por satélite só teve impacto no Reino Unido durante a década de 1990, quando a News Corporation entrou em guerra com a British Satellite Broadcasting (BSB), um consórcio de vários operadores de grandes dimensões. Como os custos iniciais eram elevados e começou, desde cedo, a verificar-se que só havia caminho para um operador de satélite, o incumbente, a News Corporation, ganhou a disputa, fundindo-se com algumas dessas empresas concorrentes mas mantendo Murdoch o controlo financeiro e directivo.

Quanto aos Estados Unidos, para avançar com a sua estratégia de compra de media, Murdoch adquiriu a nacionalidade americana. Sabe-se que as companhias multinacionais têm a vantagem de decidir onde se intalar e declarar os seus lucros para pagamento de impostos. Apesar de operar centralmente no Reino Unido, o australiano Murdoch paga impostos do outro lado do Atlântico. A única lealdade é para com os negócios a nível global.

Leitura: Nick Lacey (2002). Media institutions and audiences. Key concepts in media studies. Nova Iorque: Palgrave, pp. 29-31

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