sábado, 22 de janeiro de 2005

BLOGUES DE MULHERES

Não me canso de ler e contemplar o que se produz nos blogues Nocturno com gatos, de Soledade Santos, Last Tapes, de Cristina M. Fernandes, Seta despedida, de Alexandra Barreto, Amorizade, de Jacqueline Lima, e Puta de vida, de Maria Clara Vale. Pode-se chamar - se elas me permitem - de blogues de rigorosa economia do lar - harmoniosos, cheios de cores e cheiros, em que o fundamental não é o tempo (o relógio, a necessidade de pôr mensagens todos os dias) mas sim o espaço (amizade, afectos, tertúlias).

Já os blogues masculinos são mais de disputa e conflitualidade, do estar à frente de, da necessidade de encontrar no novo meio a actualização que evite o risco de ficar para trás (caso dos anunciados blogues de políticos como Paulo Portas e José Sócrates, que, certamente, pouco têm para dizer).

6 comentários:

jacky disse...

Muito obrigada Rogério. É sempre bom vermos que somos estimados. :-)
Beijinhos

Rogério Santos disse...

Depois de pôr o post, conclui que, exceptuando a Soledade Santos, que vive perto de Alcobaça, todas as outras blogueiras que eu referi vivem no Porto ou na zona metropolitana do Porto. Espero que esta minha preferência não seja representativa do maior peso dos blogues femininos em torno dessa cidade face ao resto do país.

Cainha disse...

Rogério, sensibiliza-me a referência. Mas devo acrescentar que essa "economia de lar" resulta tantas vezes mais da dificuldades de gerir o tempo do que desejo efectivo que assim seja. E às vezes sinto-me quase culpada vendo as visitas diárias que procurando novidades encontram repetidamente o mesmo post.
A conflitualidade, a critica politica tem muito mais eco em blogs masculinos, é verdade. Os conflitos a mim não me movem, os desafios sim, mas os conflitos apenas me fazem sentir mal, pequena, mesquinha, e quase sempre avasaladoramente ultrapassada pelo oponente. oO não conflito pode ser assim apenas uma questão de sobrevivencia, figurativamente, claro.
Um grande beijo

soledade disse...

Obrigada, Rogério. Quanto a Alcobaça, eu só vim aqui passar uma chuva. As raízes estão na meseta :)

Anónimo disse...

Maria, Soledade - obrigado pelos vossos comentários. Os blogues são uma paixão. Entretanto, acho que consegui entusiasmar um aluno de licenciatura a escrever a sua tese sobre os blogues - não a partir de um inquérito mas da biografia dos(as) blogueiros(as). Espero que ele leve o seu barco a bom porto.

Rogério Santos disse...

Claro que o anónimo que escreveu o comentário anterior fui eu, RS.