sábado, 12 de março de 2005

TEMAS PARA DISCUTIR COM O NOVO GOVERNO, SEGUNDO O BLOGUE BALEIA BRANCA

De João Carlos Correia, professor da Universidade da Beira Interior (Covilhã) e animador do blogue Baleia Branca, retiro os seguintes elementos da sua "Carta aberta" aos responsáveis deste país (post colocado às 19:50 de 11 de Março):

"a) O primeiro é o do início da discussão das televisões regionais. É uma discussão que deve ser assumida sem preconceitos nem ideias definitivas, tendo em conta a situação de mercado num momento de crise e as lições da experiência espanhola.

"[...] b) Um diz respeito à necessidade de revitalizar os emissores regionais da RTP, nomeadamente o emissor regional de Castelo Branco com recurso a todas as forças interessadas, nomeadamente a UBI, os Politécnicos do Interior com valências nesta área e até alguns excelentes quadros da Estação em causa. Poder-se-á dizer que os magros recursos do país não aconselham gastos elevados nesta área. Porém, o potencial material e humano da Universidade da Beira Interior ao nível do jornalismo audiovisual conhecido a nível nacional poderia ser uma mais-valia que nem sempre foi tida em conta.

"c) O último diz respeito à necessidade de fazer as Rádios locais cumprirem integralmente a Lei da Radiodifusão e as Leis da República que dizem respeito à independência dos titulares de licença de Radiodifusão. Por exemplo, a Rádio Clube da Covilhã é maioritariamente dirigida por pessoas da Câmara Municipal que a apoia de uma forma que se pode traduzir na impossibilidade prática de levar por diante um serviço independente. Porém, a Direcção da Cooperativa não deu a resposta esperada a diligências efectuadas pela Universidade da Beira Interior para que a Rádio Clube da Covilhã aproveitasse os estúdios e os recursos humanos da UBI [...]".

Para João Carlos Correia, "Talvez seja tempo de alguma iniciativa cidadã. Estes temas paroquiais são também nacionais". Faço aqui eco dos seus pontos de vista, dada a pertinência.

Sem comentários: