sábado, 16 de abril de 2005

DIÁRIO DE SOFIA

Lê-se no sítio da SonaeCom, de 21 de Fevereiro de 2003: "O Diário de Sofia, o primeiro passatempo virtual interactivo, lançado pela Optimus no final do mês de Janeiro, está a revelar-se um verdadeiro sucesso entre os jovens portugueses. Em pouco mais de duas semanas conseguiu milhares de participantes e uma interacção de mais de 50 mil contactos. Este passatempo inédito em Portugal permite aos participantes o poder de decidirem sobre o dia-a-dia de Sofia, uma jovem de 17 anos".

Do casting ao sucesso

Entre Janeiro e Fevereiro de 2003, decorria um casting com 1200 jovens, para escolha dos intérpretes da história televisiva. Desse mais de um milhar foram seleccionados 24, apresentados no começo de Março de 2003 numa discoteca em Lisboa, mas somente seis entrariam na novela.

O Diário de Sofia surgira como um novo conceito de ficção interactivo. Assim, na internet eram publicados os capítulos da história (Diário de Sofia), também disponíveis em ficheiro de texto para clientes com acesso normal, em ficheiro multimedia em acesso por banda larga e via e-mail.

diariodesofia3.jpg

A primeira série interactiva portuguesa seria transmitida no canal SMSTV do cabo [em cima, página do Diário de Notícias de hoje; em baixo, imagens dos episódios de hoje na RTP]. Agora, regressou à televisão, passando na RTP. O quotidiano da adolescente mais popular de Portugal aparece em episódios de cinco minutos. No final, pede-se à audìência que envie uma mensagem, para decidir o que a Sofia tem de fazer no dia seguinte. Ao fim-de-semana, o que aconteceu hoje, foi emitido um compacto de 25 minutos.

sofia1.JPGsofia4.JPG

O que se vê na série? Sofia, as amigas Rita e Joana, o antigo namorado Joca e a irmã Mariana. Com uma montagem rápida, a história acompanha a vida de uma estudante do secundário, as aulas e o relacionamento com o género oposto. Do compacto de hoje, vi algum product-placement. O formato, da produtora nacional beActive, começou na internet através do portal Clix. A série, que envolve oito actores principais e 11 secundários, será exportada para a Malásia, Áustria, Filipinas, Itália, Eslovénia e Croácia.

diariodesofia.jpgdiariodesofia2.jpg

Mas o sucesso obtido no portal da Sonae somou-se ao êxito da colecção de livros editados pela Presença, que anuncia o oitavo volume da saga. Há, aqui, um exemplo claro de sinergia de várias indústrias culturais: livro, televisão, telemóvel e internet (complementado através de fóruns de discussão). Com a vantagem acrescida de ser um programa que ascende de um canal por cabo e conhece tal fama que é guindado a um canal de sinal aberto, de maior audiência. O horário habitual de emissão será às 15:30, voltado aparentemente para um público mais jovem que o do programa Morangos com açúcar, que passa ao fim da tarde na TVI, embora o ambiente escolar esteja presente em ambas as ficções. No Diário de Sofia, o ponto fulcral é a interactividade (a votação dos telespectadores é fundamental na continuação para a narrativa).

Sem comentários: