segunda-feira, 4 de abril de 2005

A ERA DOS BLOGUES

É o título do texto de José Carlos Abrantes, na sua coluna do provedor do leitor do Diário de Notícias de hoje. Ele parte do tema do dia do mesmo jornal faz amanhã uma semana (e que eu próprio também aqui comentei).

Abrantes dá relevo aos blogues de adolescentes e dos jornalistas, enquanto "manifestação de uma vontade de pertença à cultura do seu grupo de pertença". Antes, e em duas frases muito bonitas e bem construídas, o provedor do DN escreve: "Não se pode deixar de saudar uma tecnologia que permite, sem tintas nem stencil, sem máquinas de escrever nem papel químico, dar voz aos que a não tinham. Com a particularidade de cada um decidir sobre os assuntos e sobre as formas como os aborda".

dn442005.jpg

O texto do provedor e o seu bloco-notas na parte inferior da página denotam muito trabalho na recolha de informação (uma investigação do próprio autor, uma peça no Le Monde, o livro de Rita Figueiras recentemente lançado, a página do Poynter Institute, um post de Jay Rosen, especialista da matéria, outros livros lançados há pouco tempo no mercado nacional).

Destaco mesmo os subtítulos da sua peça principal: 1) transparência de fontes e modos de acesso à informação, 2) maior rapidez no ciclo noticioso, 3) a notícia começa quando é publicada, e 4) maior facilidade de aceitação e correcção de erros. Em toda a página, há um evidente esforço pedagógico no sentido da criação de uma melhor profissão de jornalista. Basta ver a parte final do seu texto principal: "o Guardian agregou, no seu sítio, o melhor que foi escrito nos blogues de cidadãos de todo o mundo. Gente atenta, precisa-se". Contudo, em toda a página não há qualquer referência a uma carta ou email de um leitor, a um comentário ou uma sugestão. Esse é o trabalho específico do provedor! Esqueceu-se ele disso? Ou os leitores do Diário de Notícias estão contentes com o seu jornal e aceitam tudo o que ele publica?

3 comentários:

Anónimo disse...

Tanto quanto parece, o Diário de Notícias é que se esqueceu do seu provedor...

Anónimo disse...

Tanto quanto parece, o Diário de Notícias é que se esqueceu do seu provedor...

João Paulo Meneses disse...

JCA é o comentador certo no sítio errado. Os seus comentários dariam óptimos artigos de opinião. Mas como provedor dos leitores foi uma escolha mal feita e pior concretizada. Parece não gostar e não querer entrar na esfera produtiva do jornal (por ser uma questão menor? por uma questão de feitio?). Falta, assim, questionar, aprofundar, concluir. Para ajudar a fazer um DN melhor...