sexta-feira, 8 de abril de 2005

PRODUCT PLACEMENT: UMA FONTE DE RECEITAS

É o tema principal da secção "Marketing&Marcas" do Diário Económico de hoje, com peças assinadas por Marta Diniz de Araújo e Raquel Correia.

productplacement.jpg

O que é o product placement? Trata-se de "uma técnica de marketing que as marcas usam para a sua própria promoção, aparecendo em séries de ficção, programas ou reality-shows", lê-se no jornal. Para ser mais simples, basta lembrar - acrescento eu - as conferências de imprensa de treinadores e jogadores de futebol. Aparecem sempre com um e o mesmo boné, publicitando uma determinada marca.

Na principal peça dedicada ao tema de hoje do Diário Económico, escreve-se que as razões do crescimento da técnica de marketing se prendem "com os avanços tecnológicos, a fragmentação da audiência e a crescente fama de meios como a internet e os jogos vídeo". Mas, na televisão, a principal razão do product placement é a compensação do zapping por altura dos intervalos para publicidade. O telespectador não tem, assim, a mesma facilidade de mudar de canal enquanto dura o período de publicidade.

Marta Diniz de Araújo e Raquel Correia falam de programas como Gato fedorento, Quinta das celebridades (TVI) e Querido, mudei a casa (SIC Mulher) como alguns onde o product placement é mais visível. Para a produção do primeiro dos programas acima identificados, foi graças a essa técnica que o programa teve condições financeiras para "ir para o ar". Uma das empresas que aposta no product placement investe na ficção, em pivots de canais televisivos e em figuras públicas. As áreas que mais apostam nesta técnica, continua a ler-se no Diário Económico, são as dos telemóveis, bebidas, roupas, automóveis e alimentação.

Também no cinema, o product placement é empregue. O documentário Farhenheit 9/11, por exemplo, contém referências a 54 marcas. Para a Brandchannel, os documentários têm a particularidade de reflectirem a realidade, “e a realidade é que vivemos num mundo cheio de marcas”, conclui uma das peças do jornal económico.

Sem comentários: