segunda-feira, 30 de maio de 2005

AUMENTOS DE VENDAS DE JORNAIS EM TODO O MUNDO, INCLUINDO PORTUGAL

Os jornais de hoje já dão conta dessa boa nova: a circulação de jornais aumentou bastante em todo o mundo no ano transacto, enquanto simultaneamente subiram os investimentos publicitários. Isto faz parte do relatório da World Association of Newspapers, divulgado em Seul, onde decorrem o 58º congresso mundial de jornais e o 12º fórum de editores. Assim, a circulação aumentou globalmente 2,1% em 2004, totalizando vendas diárias de 395 milhões de cópias. Quanto ao tráfego na internet (jornais online), a nível mundial, houve um aumento de 32% em 2004 e 350% nos últimos cinco anos.

Dos países europeus, retirando a Polónia que aumentou 15,21%, Portugal foi o país de maior crescimento nas vendas de jornais: 5,78%. Ao invés, países como Reino Unido (-4,43%), Dinamarca (-4,06%) e Alemanha (-2,11%) viram as vendas baixarem. Em termos do mercado de jornais gratuitos, há um verdadeiro fenómeno: em Espanha representam já 40% do mercado de jornais, em Itália 29% e em Portugal 25%.

Eu tenho reservas face aos números indicados para Portugal: a WAN já não divulgava dados do nosso país há anos, pelo que os valores de vendas e crescimento dos gratuitos devem ser lidos com cuidado.

Sem comentários: