sexta-feira, 6 de maio de 2005

SOBRE OS PARABÉNS A VOCÊ DO BLOGUE ABRUPTO

O jornal Público dedica hoje duas páginas aos blogues, tendo como base de partida o segundo aniversário do blogue de Pacheco Pereira [foi agendamento?]. Os jornalistas Patrícia Vieira Ferreira e João Pedro Henriques escolheram blogues políticos e militantes políticos que escrevem em blogues. Não falam de outros tipos de blogues [escolheram o valor-notícia da proeminência?].

Observações

A primeira é que, desde que, na imprensa de referência, se escreva sobre blogues, mesmo que com parcialidade quanto ao universo, isso tem muita importância. Quero dizer que, assim, se fala mais no tema. A segunda é que os jornalistas correm sempre o risco de viver num espaço fechado - falam deles (e, durante muito tempo, defendiam que os blogues eram apenas jornalismo) e de actividades com quem se relacionam amiúde: a política. Podiam falar de blogues de adolescentes (ressalva: o jornal publicou ontem uma carta de leitor sobre um blogue de adolescente, peça fundamental para compreendermos as linguagens polimórficas de hoje). A terceira é sobre o título Impacto dos blogues no debate político ainda é reduzido. Não me parece que isso corresponda ao corpo do texto. Diz Pacheco Pereira: "Falo do que me interessa para toda a gente". Afirma Vital Moreira: "a capacidade imediata de estabelecer o confronto, o diálogo". Acrescenta Paulo Pinto Mascarenhas: "Na blogosfera existe um leque mais alargado de opiniões".

Novas observações

A primeira para escrever que o primeiro jornal do dia que li foi o Público; chegou agora a vez do Diário de Notícias. Mais colorido, com Pacheco Pereira em fotografia de arquivo, mas menos de uma página de dimensão. O titulo da coluna é "Opinião". Qual opinião? A do jornalista? Mas há uma dimensão mais sociológica e humana nesta peça: diz Pereira que já publicou mais de 2300 notas e foi consultado por cerca de milhão e meio de visitantes. Afinal a dúvida que eu tinha acima revelou-se: houve agendamento para se falar do tema. O que significa que os jornais olham com atenção a blogosfera. A segunda é que hoje, de manhã, ajudei a construir um blogue a um jornalista angolano, a frequentar um curso em Lisboa. Foi o meu contributo para o dia da blogosfera nacional, dada a ênfase no blogue de Pereira [acrescento da mensagem concluído às 19:22].

Sem comentários: