sábado, 7 de maio de 2005

BELEZA FEMININA, MODA E VERÃO

Embora não possua uma estatística fiável, a maioria dos anúncios dos mupis apresentam modelos femininos. O que vemos nas imagens vai do abstracto (envolvido, mas sem corporidade, na publicidade a outra gama de produtos - o mobiliário) ao concreto, sempre com roupa feminina de andar na praia. Em regra, mantendo estereótipos: magreza, juventude, desinibição, alguma rebeldia. O Chanel [nº 5] era a roupa de dormir de Marilyn Monroe; daí que Kate Moss precise apenas de dois pequenos adereços: o colar e uma flor no chapéu. O pequeno armário de oito gavetas da Ikea (€69) é certamente para o público feminino, dado o adorno dessa roupa de verão, listada como as barracas de praia. O preço não é um elemento crucial nas outras marcas que são anunciadas por elementos femininos, pois a sua identidade é a própria marca e não o preço.

A roupa de andar na praia entende-se mais na Triumph [o termómetro marcava 20º, indício das quentes noites de Verão que se avizinham, e a que Isabel Figueira, modelo e antiga concorrente do Big Brother, empresta calor] que na moda de Verão do El Corte Inglés (haverá tipos de roupa mais convencionais para usar na cidade). Nas imagens, a tendência é para as modelos serem fotografadas levemente de lado, com um sorriso sensual embora algo indefinido. Os ambientes de Verão e de praia requerem protecção na cabeça, razão pela qual aparecem os chapéus.





Mas não há os estereótipos acima enunciados na publicidade da Dove, na linha de uma outra campanha que vimos poucos meses atrás. Apenas se mantém a desinibição, presente no modo como olham, de frente, a câmara fotográfica. O slogan fala em curvas reais, isto é, mulheres menos elegantes de acordo com o padrão das anoréxicas da publicidade da Mango, por exemplo.

Se as raparigas dos anúncios anunciam o Verão, as mulheres Dove mostram-se em roupa interior e dirigem-se a públicos etários mais elevados. E mantém-se a principal preocupação dos outros anúncios: a beleza e juventude das mulheres Dove é ajudada pelos cremes, que "prolongam" essas qualidades!

1 comentário:

Anónimo disse...

Professor,

Estava a navegar e fui dar, ocasionalmente, ao seu Blog "Industrias Culturais". A Isabel Figueira não participou no Big Brother da TVI, mas sim no programa "acorrentados" da Sic.

O professor chumbou-me mas eu mereci.

um abraço