Embora não possua uma estatística fiável, a maioria dos anúncios dos mupis apresentam modelos femininos. O que vemos nas imagens vai do abstracto (envolvido, mas sem corporidade, na publicidade a outra gama de produtos - o mobiliário) ao concreto, sempre com roupa feminina de andar na praia. Em regra, mantendo estereótipos: magreza, juventude, desinibição, alguma rebeldia. O Chanel [nº 5] era a roupa de dormir de Marilyn Monroe; daí que Kate Moss precise apenas de dois pequenos adereços: o colar e uma flor no chapéu. O pequeno armário de oito gavetas da Ikea (€69) é certamente para o público feminino, dado o adorno dessa roupa de verão, listada como as barracas de praia. O preço não é um elemento crucial nas outras marcas que são anunciadas por elementos femininos, pois a sua identidade é a própria marca e não o preço.
A roupa de andar na praia entende-se mais na Triumph [o termómetro marcava 20º, indício das quentes noites de Verão que se avizinham, e a que Isabel Figueira, modelo e antiga concorrente do Big Brother, empresta calor] que na moda de Verão do El Corte Inglés (haverá tipos de roupa mais convencionais para usar na cidade). Nas imagens, a tendência é para as modelos serem fotografadas levemente de lado, com um sorriso sensual embora algo indefinido. Os ambientes de Verão e de praia requerem protecção na cabeça, razão pela qual aparecem os chapéus.





Se as raparigas dos anúncios anunciam o Verão, as mulheres Dove mostram-se em roupa interior e dirigem-se a públicos etários mais elevados. E mantém-se a principal preocupação dos outros anúncios: a beleza e juventude das mulheres Dove é ajudada pelos cremes, que "prolongam" essas qualidades!
1 comentário:
Professor,
Estava a navegar e fui dar, ocasionalmente, ao seu Blog "Industrias Culturais". A Isabel Figueira não participou no Big Brother da TVI, mas sim no programa "acorrentados" da Sic.
O professor chumbou-me mas eu mereci.
um abraço
Enviar um comentário