sexta-feira, 19 de agosto de 2005

AFONSO LOPES VIEIRA

afonsolopesvieira3.jpgEm 2001, Cristina Nobre publicou ...um longo ataque de melancolia mansa... Correspondência e autógrafos (1909-1945) de Afonso Lopes Vieira a Artur Lobo de Campos (Magno Edições e Câmara Municipal de Leiria). Depois, em 2003, editaria Passeio sentimental de Afonso Lopes Vieira (edição da Comissão de Coordenação da Região Centro). No primeiro destes textos, Cristina Nobre destaca a "cuidada, desenhada e bela caligrafia de Afonso Lopes Vieira" da correspondência do poeta preservada na Biblioteca Municipal de Leiria. Artur Lobo de Campos, oficial do exército, natural de Leiria, escreveria sobre aquele seu conterrâneo, nomeadamente em A poesia de Affonso Lopes Vieira (1922).

Retiro a seguinte mensagem de Afonso Lopes Vieira ao amigo, datada de 10 de Junho de 1911: "Recebida e estimada a sua epístola. Temos passado dias deliciosos, fazendo um mundozinho na solidão, e nem o tempo (q. já mudou) conseguiu prender-nos ou aborrecer-nos. Escrevo-lhe ao serão, depois d'um dia de larga excursão em carro de bois. O R. L. tem gostado imenso, assim como a Senhora, q. é uma excursionista admirável, andando léguas sem cansaço. E prontos para esta vida de Pinhal e de Varanda, com a melhor disposição. São encantadores. Vamos no dia 14 pª as Cortes e no dia 18 devemos estar em Lisboa, indo nós talvez pª Sintra, se a Câmara me deixar".

afonsolopesvieira.JPGafonsolopesvieira1.JPG

afonsolopesvieira2.JPGO pinhal era o de Leiria e a varanda a de sua casa em S. Pedro de Muel, mesmo junto à praia, donde se desfruta uma inesquecível paisagem.

A casa de Afonso Lopes Vieira é, hoje, um pequeno museu, onde se pode apreciar o seu escritório e a varanda, conservada como o poeta a deixou. Logo a seguir, à casa, na praça com o seu nome, observa-se um busto dele. Para mais informações, ler no sítio Rota dos Escritores. Nascido em Leiria (1878), morreu em Lisboa (1946). Após conclusão do Curso de Direito, em Coimbra (1894-1900), passou a viver em Lisboa como redactor da Câmara dos Deputados (1900-1916). Depois, dedicou-se exclusivamente à actividade literária. Repartiu o seu tempo entre Lisboa e S. Pedro de Muel, onde recebia os amigos, nomeadamente escritores. A casa-museu em S. Pedro de Muel abriu a 8 de Julho deste ano.

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Rogério,
A Cristina Nobre publicou também, em 2005, a sua tese de doutoramento sobre AL Vieira, vida e obra. NA INCMoeda.
Abraço,
Eduardo CT

Rogério Santos disse...

Obrigado, caro amigo Cintra Torres.