quarta-feira, 17 de agosto de 2005

ATÉ ONDE VAI O JOSÉ?

José Mourinho é o português mais internacional do momento. Ele são títulos de futebol, ele são livros, ele são contratos publicitários.

Comecemos pelos contratos de publicidade. A 15 do mês passado, arrancava uma campanha do banco BPI com a cara do treinador de futebol, incluindo televisão, rádio, imprensa e exterior, investimento publicitário, a preço de tabela, de €880296 euros. Nos jornais, circulou a informação de que Mourinho ganharia entre €500 mil e €750 mil com a campanha Ganhe como eu.

Nos jornais de princípios de Agosto, dando conta da aquisição da Reebok pela Adidas, que tornariam esta um gigante mundial de equipamento desportivo a nível da Nike, vinha uma informação suplementar: Mourinho seria patrocinado pela marca, segundo a figura de embaixador. Estes embaixadores costumam receber muito dinheiro pela representação.

Viremo-nos agora para o mundo da edição. Havia um livro escrito por Luís Lourenço, que conheceu já uma edição em inglês: Jose Mourinho: Made in Portugal. Agora, saído em Junho e em capa dura, com o selo da Blake Publishing, surge All the Way Jose, de Harry Harris [retirei a imagem do sítio da Amazon], e anunciam-se Mourinho, the True Story: The Book Jose Mourinho Tried to Ban, de Joel Neto, editado pela First Stone Publishing (Setembro) e The Special One: The Wit and Wisdom of Jose Mourinho, de John Amhurst, da Virgin Books (Novembro). All the way Jose está, actualmente, em destaque nas livrarias londrinas, curiosamente ao lado de um livro de (ou sobre) outro treinador de futebol a ele ligado: Bobby Robson. Certamente não serão tudo obras dizendo bem do homem, frequentemente acusado de arrogante, mas se dele falam com esta insistência é sinal da sua importância.

1 comentário:

Anónimo disse...

Qual é problema de eu ganhar muito dinheiro?