sexta-feira, 23 de setembro de 2005

A PRINCIPAL RAZÃO PORQUE UM BLOGUE NÃO PODE COMPETIR COM UM JORNAL

Ao ler a peça de Miguel Gaspar de hoje no Diário de Notícias, perdi a veleidade de o I. C. querer competir com um jornal. Onde é que eu arranjava energia, fontes de informação e um arquivo de fotografias fabuloso como um periódico que já atravessa três séculos, para além da competência daquele jornalista?

dn2392005.jpg

É verdade: a ITV, no Reino Unido, estreou-se há 50 anos. A 22 de Setembro de 1955, arrancava o primeiro canal comercial. A novidade é, como destaca o jornalista, a publicidade. Pasta dentífrica Gibbs, chocolate Cadbury e não sei que mais abriam um território que apenas os States, do outro lado do Atlântico, exploravam. A segunda fotografia que acompanha o texto de Miguel Gaspar, e que o meu scanner cortou, mostra uma cena de Coronation Street, uma novela em que entram as classes trabalhadoras - vê-se Carlos e Diana, os príncipes encantados de uma dada época.

Por muito que o blogueiro se esforce, não se pode escrever e reflectir em tudo. Comprar o jornal continua a ser fundamental. Quem disse que a internet e os blogues eliminavam a necessidade dos jornais? Ao blogueiro, que não pode competir, resta o sabor de se espantar com o que aconteceu há 50 anos. A televisão portuguesa surgiria, ainda tímida, dois anos depois.

1 comentário:

João Paulo Meneses disse...

pois não, blogues e jornalismo são compatíveis e complementares. Embora o formato permita o alojamento de notícias em sentido... jornalístico, não será esse - estou convencido - o seu conteúdo de eleição.
Mas aquilo que hoje conhecemos por blogues será uma coisa muito diferente daqui a dois ou três anos...