quarta-feira, 12 de outubro de 2005

AS NOTÍCIAS DE HOJE

Ando um pouco atrasado, pois houve blogues que anunciaram a mudança na direcção do Expresso ontem à noite. Mas também só li os jornais de hoje há poucas horas.

12102005.JPG

Li atentamente as notícias editadas pelo Público e pelo Diário de Notícias: José António Saraiva, de 57 anos, à frente do Expresso há 21-22 anos, dá lugar a Henrique Monteiro, de 50 anos, até agora um dos subdirectores do jornal. O Diário de Notícias diz que a administração quis sangue novo, agora que o formato do Expresso vai passar do broadsheet para o berliner (dimensão dos jornais diários) e quando se pretende tornar mais leve a revista "Única".

É interessante verificar que a mudança no Expresso, já prevista há bastante tempo, como dizem as notícias de hoje, ocorre num momento de menor projecção em termos de audiência da SIC, e após a saída (também prevista, lia-se há menos de duas semanas) de Manuel S. Fonseca da direcção de programas do canal. Isto é, os dois principais media do grupo Impresa estão a passar por uma fase de mudança. De geração num caso, de "sangue novo" no outro (embora a diferença entre o antigo e o novo director seja de sete anos apenas).

Também curiosa a notícia de um próximo lançamento de semanário ligado à Cofina para concorrer com o Expresso (notícia de grande destaque no Diário de Notícias e ausência no Público). Na notícia, lê-se que Sérgio Figueiredo está envolvido nesse projecto. A Cofina detém o Correio da Manhã (que passou à frente do Jornal de Notícias em vendas, liderando o mercado), o Jornal de Negócios, o Record e a TV Guia entre outros [de notar as sinergias do grupo: no Correio da Manhã já vi textos assinados pelos directores do Jornal de Negócios e Record].

Produtora de Teresa Guilherme adquirida pela SIC

Segundo o Diário de Notícias, a SIC comprou uma fatia minoritária da produtora de Teresa Guilherme, passando esta a subdirectora de produção do canal de Pinto Balsemão. Hoje à tarde terá sido apresentada a estrutura da nova direcção de programas.

Sem comentários: