terça-feira, 18 de outubro de 2005

A PINTURA DE HÉLIO CUNHA

Hoje, apetece-me escrever sobre um pintor que conheço há muitos anos e que inaugurou uma exposição ontem, na galeria Espaço d'Arte PT (Porto).

helio1.JPGhelio2.JPG

helio4.JPGhelio5.JPG

São cerca de trinta pinturas a óleo de um autor que eu posso designar de tardo-surrealista (designação inventada por mim). Mas nele também se observa a influência dos dourados e dos símbolos dos pré-rafaelitas [a imagem seguinte tem o título Iluminata].

helio3.JPG

helio6.jpg

Do catálogo, cujo texto escrevi, retiro: "Talvez porque pinte habitualmente de manhã, as suas cores são vivas, quentes e solares da cidade branca, e as suas formas quedam sem contornos. O barroquismo de algumas composições deixa-se contaminar por referências mais pessoais: surrealismo, imaginário pré-rafaelita, mitologia como Lima de Freitas a reelaborou, cromatismo emprestado dos fauvistas, equilíbrio geométrico da op-art.

"Sobre ele já se escreveu cultivar as razões antigas do ser, mas vejo-o mais perplexo com a realidade de hoje: a transfiguração, a cópia desmaterializada, as máquinas e os objectos industriais que ligam os corpos enquanto próteses e extensões.

"O tema trazido hoje por Hélio Cunha à galeria é a cidade de oiro, onde coabitam esboços e trabalhos finais, afinal a adolescência revisitada em estádio maduro da existência. Nalgumas obras, vê-se o comprazimento face aos elementos naturais: a terra e o ar. Já o fogo parece dissimular-se em raios de luz de tons azuis, que reflectem uma nem sempre quieta linha de água".

2 comentários:

Anónimo disse...

Spam, spam, spam and blogs
One of the newest frontiers is so-called spamblogs , fake blogs that use RSS feeds to create content.
Find out how you can buy and sell anything, like things related to private road construction on interest free credit and pay back whenever you want! Exchange FREE ads on any topic, like private road construction!

Anónimo disse...

Ao apreciar a sua arte foi um saciar de sede.POis são tantos e tão pucos.
Finalmente alguém apresenta arte.Estou muito contente por saber que é Português.
Os meus sinceros parabéns.

Peço-lhe muita desculpa mas copiei de um site os seus trabalhos para poder mostrar aos meus clientes.
Não o conheço mas realmente tenho muito gosto em partilhar com as pessoas que também não o conhecem a beleza,talento e profissionalismo do seu trabalho.

Múri