terça-feira, 29 de novembro de 2005

VIAGENS PELA PALAVRA - UM LIVRO DE HOMENAGEM A LAURA PIRES

laurapires.JPGNo próximo dia 6 de Dezembro, pelas 18:00, na Universidade Aberta (Sala dos Actos, à rua da Escola Politécnica, 147, em Lisboa), será lançado o livro Viagens pela palavra, coordenado por Mário Avelar, uma homenagem a Maria Laura Bettencourt Pires.

Tenho um carinho e uma admiração especial pela Professora Laura Pires. Comecei a dar aulas no mestrado de comunicação na UCP quando ela era sua coordenadora. No momento em que eu estava a trabalhar o texto das Vozes da rádio, descobri o seu texto História da literatura infantil portuguesa (1982), onde analisa uma fileira de publicações ao longo do século XX, que me orientaram na pesquisa dos programas infantis da rádio (pois diversos desses projectos radiofónicos para as crianças nasceram associados a publicações).

Mais recentemente, em 2004, a professora Laura Pires publicou Teorias da Cultura, uma edição da Universidade Católica Portuguesa - e que publicitei aqui no blogue. No livro, ela fala de autores tão diversos como Adorno, Althusser, Gramsci, Giddens, Vattimo e Virilio.

Sem comentários: