AINDA LEITURAS DE ONTEM (2)
La Vanguardía de ontem deu relevo aos programas comprimidos em formato MP3, no que foi chamado de reinvenção da rádio (texto de Àlex Barnet).
Os utilizadores dos reprodutores MP3 ouvem música mas, crescentemente, também programas de rádio adaptados ou criados pela internet, um fenómeno chamado podcasting (ou podcast).
A origem do termo podcasting sai da junção de iPod (popular reprodutor musical da Apple) e broadcasting (emissão). O podcasting trabalha com arquivos de rádio comprimidos para serem reproduzidos ao gosto do consumidor. O descarregamento nos computadores é automático, bastando que um utilizador instale um qualquer dos programas agregadores (gratuitos e fáceis de localizar na internet). Quando há algum podcast novo disponível, o software descarrega-o directamente, continua a ler-se no texto do jornal de Barcelona.
Compara-se o fenómeno do podcast com o dos blogues. Como nestes, há notícias de proximidade, tecnologia, gastronomia, viagens, política, relações, religião. Para evitar questões de copyright, usam-se licenças tipo Creative Commons, que permitem o uso livre dos seus sons. Ainda semelhante aos blogues, o podcast é um fenómeno de baixo para cima, e nele entram novos agentes comunicacionais e que alteram a dinâmica dos media convencionais.
Nota suplementar: ver o blogue NetFM, que escreveu, na passada sexta-feira, uma mensagem sobre este tema.
1 comentário:
;)
Enviar um comentário