quarta-feira, 18 de janeiro de 2006

BLOGUES E IMPACTO NO JORNALISMO ON-LINE E QUOTIDIANO

Christiani Rodrigues já tinha os filhos Amanda e Filipe (para além do marido Edson) e plantado árvores, sem contar com o magnífico blogue De Ponta Cabeça, em termos estéticos e de conteúdo; faltava-lhe agora escrever um texto.

Assim, o trabalho Perspectivas dos weblogs e seu impacto no jornalismo online e cotidiano, com que ela concluiu, no final de 2005, o grau de bacharelado em Comunicação na Escola de Comunicação e Artes (Rio de Janeiro (Brasil), é esse culminar.

O texto “mostra como o fenômeno tem impactado a mídia tradicional e salienta suas transformações e perspectivas. Fala do surgimento dos weblogs, a partir de seu boom, há aproximadamente dois anos atrás, até o momento atual em que foi pesquisado. Revela as mudanças, mesmo que incipientes, no impacto dos weblogs na cultura jornalística. Os atentados tornaram-se tão comuns ao Século XXI e as catástrofes naturais como a passagem do furacão Katrina e servem de amostra, revelando que os blogs não são modismo ou ferramenta efêmera. Parte-se da hipótese que estamos diante de uma nova concepção de comunicação, podendo ser individual ou não, repleta de potencialidades” [mantive o português original do texto].

Das suas conclusões, extraio o seguinte: “De início eram ensaios tímidos do dia a dia de adolescentes, diários íntimos, poesias, narcisismos. No entanto, em pouco tempo, trouxeram a descoberta do livre direito de comunicação, disponível e ao mesmo tempo ao alcance de qualquer pessoa. O chamariz desse sistema talvez possa ser ao uso descomplicado de suas ferramentas oferecidas como grande diferencial que o sistema tem. Nenhuma outra mídia ofereceu tanto espaço e visibilidade na internet e os weblogs surgiram como passaporte para esse novo mundo”.

Christiani Rodrigues nota ainda que, “através da observação da influência e da importância que os blogs tiveram na informação e na agenda de discussões públicas sobre a guerra, política brasileira e na cobertura de atentados e catástrofes”, se pode antever sua importância e transformação sobre o jornalismo.

Parabéns, Christiani. Desejo-lhe muito sucesso.

Sem comentários: