domingo, 29 de janeiro de 2006

CARTA ABERTA AOS PROVEDORES DOS JORNAIS

Francisco Rui Cádima, do blogue irreal tv, assina hoje uma carta aberta aos provedores do Público, Diário de Notícias e Jornal de Notícias, a propósito da constituição da Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC). Nesta, ele entende dever haver uma "total transparência de procedimentos, honrando a República e o Regime". Daí que ele resolva escrever aos provedores dos três jornais, Rui Araújo, José Carlos Abrantes e Manuel Pinto (este terá escrito a sua última coluna, uma vez que acabou o mandato, conforme se vê aqui). Na carta aberta, lê-se nomeadamente:

Como certamente concordarão, as questões que aqui invoco são questões de Cidadania, de transparência, de lisura de procedimentos, de interesse público e da sua rigorosa «pilotagem» e agendamento por parte dos media.

A narrativa mediática que até agora nos chegou sobre todo este caso, é muito insuficiente, contraditória e, portanto, preocupante.

Um Regulador fragilizado pelo anátema da falta de independência, é sempre um regulador permissivo e dificilmente imporá o seu programa mínimo face aos elevados objectivos e desígnios que a Cidadania exige do seu sistema mediático e mais em particular do seu sistema público mediático (julgamos que a Lei também é solidária nesta matéria, mas tem porventura alguma letra morta).


A totalidade da carta pode ser consultada e lida aqui.

Sem comentários: