ADEUS RÁDIO PARIS LISBOA, OLÁ RÁDIO EUROPA LISBOA
A notícia vem no Público de hoje, assinada por Ana Machado: a emissora de 90,4 MHz deixou de se chamar Rádio Paris Lisboa (RPL) e adoptou o nome de Rádio Europa (Lisboa). O lead da notícia diz: "Aposta da nova estação, que continua a emitir em 90.4, incide nos instrumentais e passa a ter publicidade".
E, no corpo da notícia, explica Ana Machado que desapareceu o som francófono que existia há 15 anos e passou a haver espaço para mais informação e música jazz instrumental. Coisa que eu tenho verificado ao longo do dia.
A notícia explica ainda que se trata de um projecto comercial distinto do modelo anterior. Já nos últimos tempos, a estação estava a ser explorada pela Rede A, empresa dirigida por Luís Montez (detentor das rádios Marginal, Oxigénio e Radar, todas a emitir em frequências em Lisboa e concelhos limítrofes). A notícia adianta que Montez também detém a Rádio Capital.
A directora da estação - e continuo a seguir a notícia - diz que "continua a ser uma rádio para uma minoria. Mas mais temática, mais direccionada". Na realidade, as estações com a marca de Montez têm essa característica: guitarras e pop na Radar, electrónica e músicas alternativas na Oxigénio, música mais antiga (anos 80 ou mais cedo) na Marginal. Agora o jazz na Europa Lisboa. Montez tem ainda uma outra estação, a Nova, no Porto (com informação e cultura). Este conjunto reflecte propostas inteligentes - rádios voltadas para consumos diferentes.
Observação: como complemento e contraditório à minha mensagem, ver em radioinforma.no.sapo.pt a história das frequências de algumas das estações de Luís Montez.
Sem comentários:
Enviar um comentário