sábado, 4 de março de 2006

ENCONTRO FALAR DE BLOGUES: FEMININO/MASCULINO

Ocorreu ontem na livraria Almedina, ao Saldanha, a partir pouco depois das 19:00 e prolongando-se quase até às 21:00, o primeiro debate de Falar Blogues, agora na edição de 2006. Na mesa, da esquerda para a direita, intervieram: André Carvalho (Geração Rasca), Rita Barata Silvério (Rititi), José Carlos Abrantes (As imagens e nós) - que organizou e moderou, Sofia Vieira (Controversa Maresia) e Francisco José Viegas (A Origem das Espécies). O moderador foi muito flexível na condução do seu papel, para não impedir o andamento das divertidas apresentações dos participantes. Observação: no final desta mensagem, pode seguir os links para ouvir o colóquio e ver pequenos vídeos de dois dos participantes.








Como primeira interveniente, Sofia Vieira (Controversa Maresia) marcou o território de discussão. Se distingue os blogues femininos, mais sensíveis e emotivos, dos masculinos, mais racionais e lógicos, em auto-análise ao seu próprio blogue, entende que as mensagens que coloca não são do agrado de todos os leitores. Isto dado os registos diferentes, que vão de explicações jurídicas a música e contos (lamechas). Destacou o voyeurismo dos homens face aos blogues femininos, pois eles visitam estes para aprender e satisfazer(-se). Para ela, os homens recorrem muito mais às citações que as mulheres, o que prova que a bagagem cultural é essencial na afirmação pessoal. E destacou a auto-comiseração dos homens quando falam das mulheres, pois aqueles dissertam mas não assertam. E falta sentido de humor nos blogues dos homens, ao passo que ela - e as mulheres em geral - vai para a blogosfera para se divertir, numa "boa onda".

André Carvalho (Geração Rasca) escreve em ziguezague, sem um único tema. O meu antigo aluno de mestrado entende a caixa de comentários - ideia discutida iniciada por Sofia Vieira e alargada em pormenor pelos outros intervenientes - como um espaço profundamente masculino, onde se procura uma nova forma de estar. A intervenção do André Carvalho foi muito divertida e que contagiou a seguinte conferencista, Rita Barata Silvério (Rititi), que recordou o seu terceiro post na blogosfera (2 de Dezembro de 2003), onde considerou os blogues femininos com temas comuns: tolerância, sensibilidade extrema e maternidade.

Já Francisco José Viegas (A Origem das Espécies) divulgou a próxima edição de um livro (Mulheres na rede), onde ele está a recolher textos de mulheres publicados na blogosfera portuguesa e brasileira. Apesar de lhe fazer confusão nas coisas do género, ele entende que os blogues femininos são os que têm os melhores textos sobre política. Há, entende, uma linguagem mais livre, solta e mais coerente.

[para ouvir o colóquio na totalidade, clicar aqui]

[para ver pequenos vídeos com parcelas de duas das intervenções, clicar em André Carvalho e Rita Barata Silvério]

4 comentários:

Gotinha disse...

Tento ouvir o colóquio na totalidade mas aquilo emperra... será problema meu??! Mais alguém se queixa do mesmo?!?

Anónimo disse...

sim tb tive o mmo problema :(

nikonman disse...

@gotinha - isso deve ser um problema dos blogs femininos! :-)

Carlota disse...

Muito obrigada pelo comentário que deixou no Lote 5.
Reitero aqui o agradecimento pelo trabalho que teve com o registo do encontro e pela amabilidade em disponibilizá-lo para todos.
Se lhe puder servir de alguma coisa, posso indicar-lhe um bom local para guardar ficheiros na net. Chama-se File Lodge.