FÃS DA PLAYSTATION SONY
O tema de trabalho das alunas Rita Neves, Lara Pereira e Sónia Ferreira foi a Playstation Sony e os seus fãs. O ponto de partida delas foi que o fã é alguém que retira gosto ou prazer de determinada actividade, da música ao cinema, do desporto ao coleccionismo e à prática da Playstation.
Com uma pré-história dos videojogos desde finais dos anos 1950 (Willy Higinbotham; Ralph Baer), o objecto de estudo do grupo de alunas foi a série de consolas da Sony, iniciada em 1994. A primeira Playstation tinha uma unidade leitora de CD-ROM e portas para joysticks e memory cards. A segunda série arrancava em 2001, já permitindo, entre outras facilidades, a ligação à internet de banda larga. Mais perto de nós - e como destaquei então -, surgiu a Playstation Portátil (PSP) em Setembro de 2005. Este ano, espera-se a Playstation 3 (com o novo tipo de gravação de DVD, como também já aqui aludi). Nas Playstations encontram-se jogos de simulação, acção/luta, aventura, role-playing, desportivos, de guerra e de estratégia.
Rita Neves, Lara Pereira e Sónia Ferreira aplicaram 100 inquéritos em Outubro e Novembro de 2005 a indivíduos habitando na Grande Lisboa e com idades compreendidas entre os nove e os quarenta anos, agrupando-os em três faixas etárias: até aos 18 anos (52%), entre os 18 e os 24 anos (26%) e dos 25 aos 40 anos (22%), com 90% do género masculino. Em termos de ocupação profissional, 71% eram estudantes.
Fiquemo-nos pela caracterização dos mais jovens, que representam acima de metade dos inquiridos (52%). Destes 52 indivíduos, 96% adquiriram a Playstation há mais de seis meses, como oferta dos pais, que também ofereceram os jogos. A maioria já vai no segundo modelo da Playstation, sendo a 2 o mais referido. 26% gasta mensalmente em média menos de €75 em novos jogos (embora seja o indicado no estudo, parece-me um valor elevado). Por dia, a maioria despende até uma hora (41%), mas há uma percentagem apreciável que joga até duas horas diárias (29%). A Playstation também é muito usada para ver DVDs (52%) e ouvir CDs (17%).
O estudo das três finalistas do curso de Comunicação Social e Cultural da UCP conclui ainda pela importância da influência dos colegas e amigos no tocante à aquisição de jogos. E, para além de um crescente domínio da Sony neste mercado, os fãs usam também as outras consolas existentes no mercado. Além de tudo, e como já ficou explícito em cima, a Playstation é um equipamento para lá do videojogo, usada para outros interesses como passagem de DVDs.
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