quarta-feira, 1 de março de 2006

LER JORNAIS AUMENTA CONHECIMENTOS

Segundo o jornal finlandês Helsingin Sanomat (versão internacional), de hoje, a leitura de jornais parece promover o desenvolvimento escolar, segundo um estudo da PISA (Programme for International Student Assessment). O relatório sugere que ler jornais aumenta ainda as capacidades em matemática.

O elevado grau de leitura de jornais na Finlândia é visto como um dos factores pelos quais os jovens finlandeses têm altos padrões face aos países da OCDE. Os conhecimentos em leitura, matemática, ciências e resolução de problemas foram investigados neste estudo, que envolveu 6 mil estudantes finlandeses até aos 15 anos de idade. Os melhores resultados em todas as áreas de conhecimento foram encontrados entre os alunos que lêem jornais várias vezes por semana. A leitura de jornais correlaciona-se também com as capacidades de matemática nas raparigas.

3 comentários:

soledade disse...

Também dependerá da qualidade dos jornais, do material jornalístico... ou não?:)

Rogério Santos disse...

Olá, Soledade Santos. Obrigado pelo comentário. Parece-me que tem a ver com a qualidade dos jornais e também com hábitos de leitura. Jornais como o Público ou o Diário de Notícias terem uma tiragem de entre 50 e 60 mil exemplares diários numa área metropolitana de Lisboa - e falo apenas desta área - é muitíssimo pouco. A literacia começa com a leitura de jornais, pois eles fornecem material de análise e reflexão.

soledade disse...

Tem razão. Ler é ler: descodificar, interpretar, inferir. Reflectir. E se há hábitos regulares de leitura, os jornais fazem parte, naturalmente. Apostaria era que os desportivos têm tiragens superiores ao DN e ao Público. E quando folheio jornais desportivos, os que a "minha rapaziada" mais lê, parece-me que não pedem competências de leitura acima da descodificação. É pena.
Um abraço