terça-feira, 21 de março de 2006

NOVOS TIPOS DE EMPREGO TECNOLÓGICO

Segundo notícia saída no domingo passado no El Pais (texto de Susana Hidalgo), o mercado de telecomunicações procura empresários capazes de se adaptarem a novos negócios, como o lazer pelo telefone celular e a telefonia pela internet.



Há a ideia de reciclagem permanente. Se, há anos, o boom estava na internet, agora o mercado aposta nos conteúdos de alta definição e banda larga, na venda de conteúdos por canais alternativos (como o iTunes e comercialização de canções), na gestão nos telefones móveis (como operar na Bolsa e saber a que horas chega o autocarro) e na televisão digital terrestre. À escala mundial e em 2005, o mercado digital gerou à volta de €2700 mil milhões.

A notícia, que segue um estudo da consultora Accenture, fala de um perfil determinado de dirigente: aquele que tem uma visão global dos mercados e que não está centrado no seu sector de actividade ou região. Dantes, as empresas precisavam sobretudo de engenheiros; agora, empregam também gestores com conhecimentos comerciais e financeiros, ou seja, empresários multidisciplinares.

Sem comentários: